MDM e inventário de dispositivos da empresa: Tire as suas dúvidas!

Você já deve ter ouvido falar em inventário de dispositivos corporativos, não é mesmo?

Mas se este termo é totalmente desconhecido a você, não se preocupe, iremos te atualizar sobre o serviço e você vai poder entender por que se trata de uma solução tão útil e importante!

Quem é empreendedor ou administrador sabe como a gestão de dispositivos pode ser uma tarefa complexa.

Saber, de fato, quantos equipamentos a empresa tem, quais estão sob posse de quais funcionários, planos, valores gastos e por aí vai.

Quando a gestão não ocorre de forma eficiente, dificilmente é possível ter um controle preciso sobre os gastos e patrimônio da empresa.

Mas afinal, como fazer inventário de dispositivos da empresa?

O MDM (Mobile Device Management) pode ser a melhor opção e vamos te explicar por quê. Acompanhe:

 

Por que é importante fazer inventário de dispositivos corporativos?

Antes de entender mais como o inventário de dispositivos de empresa funciona, é importante entender por que ele é importante.

Na verdade, trata-se de um serviço preventivo que evita grandes problemas, dos quais você certamente gostaria de ter evitado, caso eles venham a surgir!

Alguns dos principais motivos que justificam a adesão ao inventário de dispositivos incluem, por exemplo, sumiço de equipamentos, deterioração dos dispositivos, defasagem de celulares ao longo dos anos, falta de segurança necessária e falta de aplicativos específico.

Todos esses fatores, ao serem controlados manualmente por um profissional interno, tomam muito tempo e esforço, ou seja, é capacidade laboral sendo usada em outras funções, que poderiam ser alocadas em outros projetos.

Quando a empresa tem muitos dispositivos, como smartphones e tablets, por exemplo, isso é ainda mais trabalhoso.

Diante de tudo isso: por que não apostar em uma solução ágil, eficiente e que te permite ter total controle sobre todos os dispositivos da empresa?

Isso é possível por meio do MDM (Mobile Device Management, ou Gestão de Dispositivos Móveis).

 

Como funciona a gestão de inventário de dispositivos?

Por meio do gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), sua empresa consegue, em pouco tempo e de forma cômoda, ter acesso a um inventário com todos os dispositivos disponíveis.

Além disso, por meio desse sistema, é possível fazer a gestão dos aparelhos de forma rápida e eficiente.

Remotamente o gestor consegue instalar aplicativos, limitar o acesso dos usuários a sites ou aplicativos não considerados seguros ou então que possam prejudicar sua produtividade (como redes sociais, por exemplo).

Tudo isso é possível sem que você precise estar com o dispositivo em mãos!

Outra informação relevante em relação ao inventário de dispositivos, é que você consegue acessar este relatório a partir de qualquer lugar, com informações atuais.

Desse modo, é possível obter informações a respeito de como o usuário/funcionário utiliza determinado smartphone ou tablet, quais aplicativos foram instalados, nível de bateria, espaço de armazenamento, consumo de dados e muitas outras informações pertinentes.

O resultado disso? Uma rotina mais eficiente e ágil, com controle e segurança em relação aos dispositivos móveis disponíveis na empresa.

 

Por que MDM é uma solução altamente recomendada?

Embora os dispositivos móveis ajudem a aumentar a eficiência e a flexibilidade das rotinas de trabalho, um grande número de dispositivos e seu uso fora do escritório às vezes pode causar desafios para a equipe de TI – especialmente quando os funcionários usam vários sistemas operacionais e modelos de dispositivos.

Mas não importa o tamanho da empresa que você tem, o MDM oferece benefícios inegáveis, incluindo custos de suporte reduzidos, maior produtividade dos funcionários e segurança de dados.

Com o MDM, os profissionais de TI podem gerenciar com segurança todos os dispositivos a partir de uma única plataforma.

Conheça os principais benefícios que vão te mostrar por que investir em MDM é uma solução valiosa para praticamente qualquer empresa:

1. Controle sobre todos os dispositivos móveis corporativos

Quando uma ampla variedade de dispositivos e sistemas operacionais estão em uso, pode ser difícil controlá-los e estabelecer processos unificados de gerenciamento de dispositivos.

Com o MDM, as organizações têm melhor visibilidade de seus dispositivos à medida que o software extrai dados dos aparelhos.

As equipes de TI ou o próprio gestor consegue saber quais dispositivos estão em uso e qual é seu nível de segurança.

Desse modo, as empresas podem gerenciar os riscos de segurança com mais facilidade.

Mas vale ressaltar que o MDM também oferece controle total sobre o uso de dispositivos e todo o ciclo de vida do dispositivo.

Isso porque é possível configurar dispositivos remotamente e lidar com atualizações e substituições de dispositivos a tempo.

E quando um funcionário sai da empresa, todas as informações comerciais podem ser apagadas do dispositivo, e o dispositivo pode ser atribuído a um novo funcionário.

2. Segurança de dados e dispositivos

Dispositivos móveis não gerenciados apresentam vários riscos de segurança cibernética.

Considerando que PCs e laptops normalmente têm proteção contra malware pré-instalada neles, tablets e telefones celulares são mais vulneráveis ​​a este tipo de ataque.

A segurança dos dados e do dispositivo pode ser garantida com várias configurações e opções de restrição.

O uso de certas funcionalidades do dispositivo ou aplicativos pode ser proibido, e políticas de uso de senhas fortes pode ser imposto aos usuários.

E caso o mesmo dispositivo seja usado tanto no trabalho quanto no ambiente pessoal, os dados pessoais do usuário podem ser separados dos dados do trabalho em ambientes seguros.

Com esses dados criptografados, as empresas podem garantir que informações confidenciais não vazem para terceiros, por exemplo, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

3. Aumento da produtividade e redução de custos

Com o MDM, as organizações podem garantir a gestão de todas as etapas do gerenciamento de dispositivos com eficiência a partir de uma única plataforma e automatizar as atualizações e configurações de dispositivos, o que ajuda a economizar tempo e, em última análise, dinheiro.

Especialmente se você estiver gerenciando vários dispositivos, a automação pode trazer benefícios valiosos: os erros humanos diminuem e os dispositivos podem ser configurados de forma muito mais rápida.

Para empresas de pequeno e médio porte, o MDM oferece uma ótima maneira de proteger os dispositivos sem grandes investimentos ou a necessidade de contratar um especialista de TI interno.

Além disso, o MDM ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários quando não precisam perder tempo configurando dispositivos.

Em vez disso, eles obtêm dispositivos pré-configurados e acesso aos dados e aplicativos necessários desde o primeiro dia de uso.

Em relação ao próprio inventário de dispositivos corporativos, o software MDM coleta várias informações de hardware e software em dispositivos, o que ajuda as empresas a monitorar e rastrear dispositivos BYOD e de propriedade da empresa.

Você pode, por exemplo, visualizar informações de propriedade, configurações e aplicativos instalados, garantia e status de segurança e localização atual, entre outros dados.

Quer saber mais a respeito? Entre em contato com a Y3 e tire todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *