Na América Latina, apenas 3% do lixo eletrônico é descartado corretamente; você colabora para melhorar essa estatística?
Você provavelmente já precisou se desfazer de algum tipo de lixo eletrônico: pode ser um celular antigo, um carregador ultrapassado ou um computador que já não tinha mais conserto.
Na ocasião, você aproveitou e parou para pensar como descartar esses dispositivos corretamente?
Saiba que o descarte correto do lixo eletrônico faz toda a diferença: quando não são separados, esses equipamentos acabam nos aterros sanitários e passam a contaminar o solo e as águas com metais pesados como mercúrio, bromo, cádmio e chumbo.
Consequentemente, essas substâncias tóxicas acabam voltando para o nosso consumo via alimentação, por exemplo, e afetando nossa vida e saúde.
A preocupação com essas ações vem crescendo, assim como o volume desse tipo de resíduo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, o lixo eletrônico nos 13 países avaliados na América Latina cresceu 49% apenas entre 2010 e 2019.
E então, o que devo fazer com o meu lixo eletrônico?
Há várias maneiras de lidar com os eletrônicos que já não nos servem. Conheça algumas delas:
Se o dispositivo estiver em boas condições de uso, considere guardá-lo como uma alternativa caso o seu aparelho principal quebre. Essa sugestão é indicada especialmente quando se trata de smartphones, que não ocupam tanto espaço e que podem fazer muita falta no dia a dia.
Porém, se está convencido ou convencida a se livrar do aparelho, considere revendê-lo ou doá-lo. Procure por ONGs na sua cidade que possam usá-lo em aulas, por exemplo, ou destine para alguma criança que esteja fazendo aulas on-line.
Desta forma, você colabora para estender a vida útil do dispositivo e poupa o meio ambiente por mais algum tempo.
Agora, se você está se desfazendo de um eletrônico porque pretende comprar um modelo mais novo, vale a pena verificar se a loja da marca, alguma loja de departamentos ou se a sua operadora aceita o aparelho usado como parte do pagamento.
Não tem mais conserto, quero descartar meu dispositivo
A forma correta de se descartar celulares, computadores, fones e outros dispositivos eletrônicos inutilizados é procurando um ponto de coleta de lixo eletrônico.
Não é papel da prefeitura da sua cidade fazer essa coleta em domicílio como é feito com o lixo orgânico e reciclável: hoje, no Brasil, essa responsabilidade é das empresas que fabricam, importam e distribuem os equipamentos.
Assim, muito provavelmente a loja da marca do aparelho ou da operadora de telefonia tem uma urna para que se descarte o lixo eletrônico. Atente também para caixas de coleta em escolas, supermercados e bancos.
Posso jogar celular no lixo comum?
Não, não se deve jogar lixo eletrônico (computadores, celulares, carregadores e pilhas, por exemplo) na lixeira comum.
Isso porque, como descrito acima, os riscos para a saúde e para o ambiente são muito altos. Prefira sempre levar seus eletrônicos a um ponto de coleta específico para lixo eletrônico.