Entenda como as empresas têm usado o MDM de forma estratégica para produtividade e gestão do negócio

O MDM (Mobile Device Management, ou gestão de dispositivo móvel) é um serviço que vem sendo utilizado de forma estratégica pelas empresas como forma de otimizar recursos, aperfeiçoar a segurança e melhorar o desempenho do time.

Fato é que hoje em dia praticamente todos os serviços prestados, seja ele qual for, foi beneficiado com as tecnologias que a contemporaneidade trouxe à tona.

No entanto, gerir toda essa tecnologia e os dispositivos necessários não é uma tarefa simples – nem em empresas pequenas, tampouco em grandes empresas, que requerem infraestruturas complexas e amplas.

Por outro lado, as empresas têm à disposição serviços como o MDM, que permitem configurar os dispositivos que os funcionários usam para controlar, por exemplo, quais domínios e aplicativos e softwares podem utilizar.

Isso garante a segurança dos dados processados e aperfeiçoar a comunicação entre o próprio time e com os clientes.

Contudo, além da segurança, o MDM vem sendo usado de forma estratégica pelas empresas para garantir o crescimento e a escalabilidade do negócio. Saiba mais!

Afinal, o que é MDM?

O Mobile Device Management nada mais é do que a gestão de dispositivo móveis, ou seja, uma estratégia que as empresas podem adotar para gerir os equipamentos da empresa, como celulares, notebooks, tablets e afins.

Nem sempre é uma tarefa simples manter todos os dispositivos da empresa operando adequadamente, especialmente quando se trata de gestão e armazenamento de dados – e essa complexidade é acentuada quando se permeiam questões legais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Durante o MDM, a equipe responsável irá adotar estratégias e práticas que irão garantir o pleno funcionamento dos dispositivos corporativos, bem como dos dados que são processados por ele – durante toda a vida útil dos equipamentos.

Como usar o MDM de forma estratégica?

Hoje em dia, muito se fala sobre cultura organizacional, ou seja, a forma como a empresa é gerida para atingir objetivos claros.

Esses objetivos não dizem respeito apenas a lucros e resultados rentáveis e mensuráveis, mas também à qualidade de vida dos colaboradores e ao clima que a empresa possui.

Ou seja, empresas com uma cultura organizacional bem desenhada e implementada atrai os talentos que você precisa, enquanto as empresas com uma cultura organizacional hostil repelem esses talentos.

Uma forma de aperfeiçoar a cultura da empresa é fornecer aos colaboradores equipamentos que melhoram suas rotinas de trabalho.

Os celulares, por exemplo, são excelentes ferramentas não apenas para a comunicação entre a equipe, mas também com cliente, sendo um dispositivo capaz de processar dados, transmitir informações e até mesmo realizar vendas.

Outra funcionalidade que o MDM oferece é a possibilidade de tornar o dispositivo rastreável.

Isso é especialmente importante na logística e em transportes. Desse modo, você pode acompanhar em tempo real onde uma encomenda ou determinado funcionário está – o que permite aprimorar o fluxo de trabalho e torná-lo mais eficiente.

Estabelecendo requisitos e metas organizacionais

Uma organização deve sempre estabelecer seus requisitos primeiro. Quais requisitos de segurança e conformidade regulamentar a organização já possui e que precisam ser seguidos?

As considerações de gerenciamento de rede e serviço também devem ser colocadas em primeiro plano, juntamente com os sistemas operacionais móveis que já estão em uso e que tipo de recursos de relatório a organização precisa.

Em seguida, a organização deve estabelecer o que deseja que sua estratégia de gerenciamento de dispositivos móveis alcance. Ele deseja maior segurança do dispositivo móvel em toda a linha, maior acessibilidade do usuário, ambos ou algo mais?

Depois que uma organização estabelecer os requisitos gerais para dispositivos móveis, os regulamentos que precisam ser seguidos e o que ela deseja realizar, será mais fácil construir estratégias assertivas que serão suportadas pelo MDM.

Considere o gerenciamento de endpoint para maximizar os processos de negócios

À medida que a Internet das Coisas (IoT) se expande, também aumenta o número de dispositivos que precisam ser gerenciados em uma organização.

Computadores, smartphones e tablets não são mais os únicos dispositivos conectados à Internet. Uma empresa precisará considerar como incorporar esses novos terminais em sua estratégia de gerenciamento de dispositivo móvel se quiser que seja totalmente abrangente.

A IoT agora permite que os funcionários façam coisas como acessar dados operacionais de equipamentos industriais ou baixar dados bio-digitais de sensores usados ​​por pacientes e clientes.

As melhores estratégias de gerenciamento de dispositivos móveis abordarão como lidar com essas tarefas de trabalho relacionadas à IoT, bem como dados e análises, para tornar os processos mais dinâmicos, seguros e mais eficientes.

MDM e escalabilidade

Com o fluxo de funcionários trabalhando fora do campo e a política de BYOD no local de trabalho, não estamos apenas olhando para a rede de computadores, celulares e tablets de propriedade da empresa, mas uma infinidade de dispositivos de propriedade dos funcionários com diferentes configurações e funcionalidades.

Além disso, as organizações também precisam gerenciar e proteger vários endpoints, como dispositivos robustos, sinalizações digitais, dispositivos móveis de ponto de venda e assim por diante.

Uma estratégia de MDM bem-sucedida garantirá que todos esses dispositivos sejam gerenciados, protegidos e otimizados sem esforço na nuvem, ao mesmo tempo em que obedece a vários aspectos, como gerenciamento de segurança de TI da empresa, supervisão de uso, gerenciamento de configuração, aplicação de política local, auditoria, relatórios e analisando.

Uma estratégia forte de MDM é aquela que considera todos os escopos e limitações da empresa. Ele deve se adaptar a todos os requisitos operacionais e desafios do sistema geral de gerenciamento de TI.

Por último, mas não menos importante, empresas devem saber que a adoção de uma estratégia de MDM não deve criar um grande impacto em sua infraestrutura já existente e, portanto, devem aproveitar as tecnologias e serviços nativos da plataforma, o que economiza custos, esforços e tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *