Rateio de faturas: o que é e por que você deve terceirizá-lo

Na gestão de telecomunicações, entender o consumo real de cada usuário ou setor facilita a tomada de decisões para reduzir custos

 

Se você gerencia a operação de telecomunicações na sua empresa, provavelmente já se deparou com a necessidade de ratear as faturas entre alguns setores.

 

Afinal, para ser justa, a gestão precisa saber quanto cada área do negócio está consumindo e, a partir de então, estabelecer critérios para reduzir custos e aumentar o aproveitamento desses recursos.

 

Porém, fazer essa distribuição de forma manual, com as faturas impressas, demanda muito tempo e acaba por aumentar a chance de erros e necessidade de conferência.

 

Para evitar esse desgaste, a empresa pode terceirizar o serviço de rateio de faturas de telecom com a Y3 Gestão. Conseguimos fazer os rateios de acordo com a necessidade da empresa, seja por centros de custo, filiais, CNPJ, usuários, gerências etc.

 

Mas o que é o rateio de faturas?

 

O rateio de faturas consiste em distribuir as despesas de telecomunicações entre departamentos, normalmente de forma proporcional ao uso.

 

Desta forma, os custos de telefone e internet ficam apontados de maneira mais clara, passando a constar no orçamento do setor correspondente àquele gasto e facilitando a visualização de desperdícios.

 

 

Aqui na Y3 Gestão, importamos as faturas para nossa plataforma e geramos um arquivo com todas as despesas devidamente divididas de acordo com o critério indicado pela companhia.

 

Esse arquivo é gerado em condições de ser importado diretamente ao ERP (sistema de gestão integrado) da sua empresa, otimizando todo o processo.

 

Assim, nosso serviço de rateio das faturas de telecom é composto por:

 

– Download e upload das faturas de telecom em nosso sistema;

– Cadastro de hierarquia de centros de custo, gerências, diretorias, filiais etc;

– Vinculação das faturas com a estrutura de inventário necessária para os rateios;

– Exportação dos relatórios de custos com os devidos rateios.

 

Normalmente, o serviço de rateio de faturas de telefonia é parte de uma solução chamada TEM (telecom expense management ou gestão dos gastos de telecomunicações).

 

Essa gestão é uma solução completa para todo o parque de telefonia fixa, móvel e links de dados das empresas. Com ela, sua empresa reduz custos e melhora a gestão em telecom por meio de uma avançada integração de serviço e software desenvolvidos para gerar resultados.

 

A falta de planejamento ou erro nos processos em telecom pode impactar em até 50% no valor final das faturas dos dispositivos móveis. Já parou para pensar em quanto isso reflete nos gastos de sua empresa? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *