MDM: Segurança de dados e ataques a dispositivos

Quando se trata de gerenciar dispositivos móveis para uma grande empresa, as equipes de TI estão ocupadas com várias tarefas e desafios.

Pedidos de várias operadoras, bloqueio de dispositivos perdidos ou quebrados, mudança de serviços, negociação de preços, acomodação de viajantes internacionais, rastreamento de compromissos de receita mínima… a lista continua.

Quer se trate de celulares, tablets ou pontos de acesso, gerenciar esses dispositivos em uma grande organização pode ser um trabalho de tempo integral por si só. Por isso, terceirizar a gestão dos dispositivos certamente é a saída ideal, pois além de desafogar os profissionais internos de TI, você estará recorrendo a profissionais especializados no gerenciamento e acompanhamento das soluções corporativas para celulares.

Desse modo, recorrer ao MDM (Mobile Device Management) – ou Gerenciamento de Dispositivos Móveis – continua sendo a forma mais eficiente não apenas de gerir o uso dos equipamentos, mas também de garantir que todas as operações serão feitas de forma segura e em conformidade com a legislação vigente!

Afinal, o que é MDM e por que as empresas precisam dele?

Mas todas as organizações precisam de MDM? Em suma, a resposta é sim. Independentemente de uma empresa estar implementando dispositivos para seus colaboradores ou já gerenciando 1.000 dispositivos, o MDM pode ser uma ferramenta útil, especialmente quando a segurança é uma preocupação.

Isso porque, ao contratar um serviço de MDM, a equipe especializada poderá gerenciar os tablets, notebooks e celulares usados para fins corporativos em uma empresa, aplicando políticas de segurança de nível empresarial com o objetivo principal de proteger os dados da empresa e dos clientes.

As soluções variam das mais básicas às mais robustas. Uma função crítica de um MDM robusto é que ele precisa atuar como um firewall entre aplicativos pessoais e informações da empresa.

No mínimo, o conteúdo do trabalho da empresa realizado em um dispositivo móvel deve ser considerado confidencial. Desse modo, é uma boa ideia contratar empresas que pratiquem o que é regido pela Lei Geral da Proteção de Dados, estando em dia com as exigências legais, bem como protegendo os dados sensíveis.

Vale ressaltar, ainda, que o MDM pode exigir que os dispositivos móveis tenham medidas de segurança ativadas, como reconhecimento facial ou um PIN. O administrador também pode fazer com que o usuário não desative esse recurso.

Confira abaixo 5 razões pelas quais o MDM coloca a segurança em primeiro lugar, aumentando o controle enquanto permite que os funcionários façam seu trabalho de forma mais eficiente e ágil.

1. Centraliza o controle

Com os recursos remotos do MDM da Y3, nossos profissionais podem controlar configurações e instalações, definir políticas (ou seja, para senhas, visando a maior segurança possível, evitando ataques e fraudes) e restringir o uso de aplicativos para todos os dispositivos em uma organização.

Isso aumenta a segurança porque os funcionários serão impedidos de alterar as configurações de segurança; além disso, os funcionários podem ser impedidos de acessar certos aplicativos em dispositivos relacionados ao trabalho que podem representar uma ameaça à segurança.

2. Automatiza a inscrição do dispositivo

Além do controle centralizado, o MDM oferece a capacidade de automatizar o registro do dispositivo.

Com o Apple DEP (Device Enrollment Program) e o Android Zero-Touch, os funcionários podem estar prontos para começar quando o dispositivo é ligado pela primeira vez, assim que sai da caixa.

Isso não apenas aumenta a produtividade, mas garante a segurança do dispositivo desde o primeiro dia.

3. Acesso a dados e análises

Os dados e análises gerados pelo MDM fornecem uma visão geral abrangente dos dispositivos gerenciados.

Além de painéis modelados e relatórios padrão, os clientes têm acesso a relatórios personalizados.

Com base nesses relatórios, é possível acompanhar o status do dispositivo para garantir a segurança e a conformidade com os parâmetros de segurança.

Eles também podem solucionar problemas e tomar medidas quando necessário.

4. Rastrear localização

Os recursos de Rastreamento de Localização do MDM adicionam outra camada de segurança, permitindo determinar o paradeiro atual de um dispositivo móvel perdido ou roubado em um mapa, bem como o histórico de localização.

5. Diversidade e compatibilidade com diferentes equipamentos

As empresas hoje em dia obtêm diversos tipos de máquinas, de diferentes marcas e sistemas operacionais.

A Y3 se encarrega de aplicar o MDM a dispositivos de praticamente quaisquer marcas, abrangendo os sistemas operacionais Apple iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone, por meio de uma ferramenta desenvolvida para empresas dos mais variados segmentos e portes.

Saiba mais sobre as soluções oferecidas e faça um orçamento com a Y3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *