Conheça a importância do MDM no BYOD nas empresas

27 de dezembro de 2021

Com a pandemia que assolou o Brasil e o mundo em praticamente todas as áreas, muitas empresas precisaram adotar o regime home office, de modo que muitos trabalhadores compulsoriamente precisaram deixar seus locais de trabalho e executar suas tarefas em casa.

Isso fez com que muita coisa fosse constatada: enquanto algumas empresas perceberam o quanto são capazes de economizar com infraestrutura própria e manter a produtividade, outras não se adaptaram tão bem.

Mas uma coisa é inegável: a importância de computadores e dispositivos móveis em geral nunca foi tão visceral para a sustentação dos negócios.

Algumas empresas fornecem seus próprios equipamentos para uso exclusivo corporativo, mas é sabido que a maioria – sobretudo os micro, pequenos e médios negócios – não disponibilizam dispositivos.

Desse modo, cabe aos funcionários utilizarem seus próprios equipamentos. O problema é que muitas vezes a empresa não tem controle sobre o que o colaborador faz e qual o nível de segurança que sua máquina possui ao processar tantos dados corporativos.

É aí que o MDM entra como um aliado para as empresas que adotam o modelo BYOD (Bring Your Own Device), ou seja, em que os trabalhadores utilizam seus próprios equipamentos.

Saiba mais:

MDM e BYOD: Entenda a importância

A modalidade BYOD (Bring Your Own Device, ou traga seu próprio dispositivo) é uma ótima estratégia para a eficiência dos funcionários e a redução de custos com equipamentos, mas não tão boa para provedores de serviços gerenciados que precisam lidar com os muitos dispositivos e riscos de segurança associados.

De acordo com dados da TechPro Research, 74% das empresas pesquisadas já permitem BYOD ou estão planejando permitir BYOD no local de trabalho em algum momento no futuro.

Esses dados, combinados com um estudo da Cisco que descobriu que as empresas habilitadas para BYOD alcançam despesas reduzidas e funcionários mais satisfeitos e produtivos, tornam essa tendência de rápido crescimento tentadora demais para ser ignorada.

Quando os funcionários se conectam à rede da empresa usando seus smartphones ou notebook pessoais, cria-se um terreno fértil para questões de segurança, conectividade e privacidade, a menos que sejam gerenciados de maneira adequada.

As opções comuns de BYOD, como notebooks, tablets e smartphones, quando sofrem ataques externos, podem tornar os dados confidenciais vulneráveis ​​a ataques cibernéticos.

Além disso, os dispositivos pessoais não são supervisionados diretamente pela equipe de TI e nem sempre são capazes de lidar com as soluções antivírus de alta qualidade que as pequenas empresas exigem.

O gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) é uma maneira fácil e eficaz para manter o controle de todos os dispositivos.

Em que o gerenciamento de dispositivos móveis ajuda no BYOD?

Os programas de MDM ajudam a encontrar uma solução para regular dispositivos móveis – inclusive os que não são de propriedade corporativa, mas que são usados para essa finalidade.

Uma ferramenta de gerenciamento de dispositivo móvel deve ser capaz de executar soluções eficazes em vários provedores de serviços móveis e sistemas operacionais.

Além disso, uma plataforma centralizada é especialmente útil para times de TI que passam muito tempo protegendo telefones e tablets para seus clientes, ou equipes que têm muitos dispositivos para gerenciar manualmente.

Do ponto de vista da segurança, o software de gerenciamento de dispositivo móvel aumenta automaticamente a segurança da rede com criptografia – o que é especialmente útil quando se trata de dispositivos de propriedade dos funcionários.

Com o MDM, é possível separar as informações pessoais do usuário das informações e dados corporativos.

Isso permite que mesmo que o dispositivo seja invadido, o hacker não conseguirá acessar os dados da empresa.

Se o dispositivo pessoal de alguém for roubado ou se ele deixar a empresa, é possível remover dados corporativos remotamente de seu sistema sem afetar nenhum dos dados pessoais do dispositivo.

Algumas das características do Mobile Device Management incluem:

  • Serviço baseado em nuvem para facilitar atualizações fáceis e automáticas;
  • Monitoramento automático 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Capacidades de escalonamento para levar em conta os usuários que entram e saem da rede;
  • Desconexão remota, configuração e funções de limpeza de dados;
  • Funções aprimoradas de registro e geração de relatórios para fins de conformidade com os padrões de TI.

Como o BYOD e MDM funcionam?

A maioria das tecnologias tradicionais rejeitam qualquer dispositivo desconhecido que não tenha sido reconhecido anteriormente, o que é um grande problema para empresas cheias de funcionários que trazem de dois a três dispositivos separados de casa para usar na empresa.

O gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) entende que nem todos os dispositivos desconhecidos são ameaças e ajuda a empresa a ficar de olho neles para equilibrar segurança e flexibilidade.

Com o MDM, as empresas não precisam escolher entre a segurança da rede e a liberdade dos funcionários.

Na mesma linha, as melhores práticas de MDM são essenciais para aumentar a segurança da rede. Grande parte disso se deve aos recursos de atualização automática e aos recursos de segurança.

Sendo assim, com o MDM, é possível aplicar atualizações em centenas de dispositivos, criptografar informações corporativas confidenciais e criar uma barreira entre as informações pessoais e os dados da empresa.

Além disso, os recursos remotos de gerenciamento de dispositivos móveis tornam mais fácil regular a segurança à distância.

Imagine que um funcionário está em viagem a uma conferência ou reunião de trabalho, e não percebe que deixou seu telefone ou notebook em um lugar qualquer.

Uma plataforma de gerenciamento de dispositivo móvel pode localizar, bloquear e limpar dados remotamente de um dispositivo para proteger informações confidenciais em caso de perda ou roubo.

Interessado em aprender mais sobre os benefícios do MDM? Entre em contato com a Y3 e saiba mais!