Como implementar MDM na minha empresa?

Se você já sabe o que é MDM e o que esse serviço oferece, já deve ter percebido os benefícios que ele pode disponibilizar à sua empresa, afinal, ao terceirizar a gestão dos dispositivos móveis, a corporação desafoga profissionais e aloca mão de obra em outros projetos, além, é claro, de aprimorar a produtividade e segurança em termos de dados e informações.

No entanto, uma dúvida ainda muito recorrente diz respeito a como implementar MDM da empresa e fazer a gestão de aparelhos móveis de forma eficiente.

Pensando nisso, respondemos neste compilado as dúvidas mais comuns a respeito da adesão ao gerenciamento de dispositivos móveis. Saiba mais a respeito:

Por que aderir ao MDM?

O volume e a variedade de dados tratados e armazenados digitalmente nas empresas estão crescendo a uma taxa sem precedentes.

Isso porque a enorme popularidade dos dispositivos móveis e dos eficientes ecossistemas de aplicativos aos quais eles dão acesso abriu enormes oportunidades para as empresas.

Os comerciantes agora podem usar seus telefones celulares para receber pagamentos com cartão de crédito ou até mesmo PIX, por exemplo. O suporte de atendimento ao cliente pode ser simplificado usando iPads, e os proprietários podem responder às perguntas por e-mail fora do expediente.

Já os trabalhadores que estiverem fora da empresa podem ser mais eficientes e ágeis, usando seus dispositivos móveis para se conectar ao resto do escritório e se manter atualizados.

No entanto, essas grandes habilidades vêm com um grande desafio correspondente: como uma empresa pode gerenciar a segurança de todos os dispositivos que movimentam e armazenam seus dados?

Fato é que a empresa precisa descobrir como lidar com as inúmeras preocupações de segurança que acompanham esses dispositivos móveis, e muitas vezes com um orçamento limitado.

Além disso, atingir maior mobilidade pode significar riscos correspondentemente maiores de roubo e vazamento de dados, especialmente se o dispositivo for perdido ou roubado.

Um dispositivo comprometido também pode atuar como uma porta dos fundos para a rede corporativa.

Diante disso, o MDM é a solução ideal para contornar e driblar problemas de segurança, além de manter a operacionalidade dos dispositivos sempre atualizada para garantir a melhor usabilidade possível, sem interromper o fluxo de trabalho.

Como implementar MDM da minha empresa?

Se você quer, de fato, implementar o Mobile Device Management em sua empresa para garantir os benefícios que pode oferecer, aqui estão algumas dicas para aderir a este serviço:

1. Avalie os benefícios que o MDM terceirizado pode oferecer ao seu negócio

Tudo começa com o planejamento. Desse modo, você consegue ver com precisão quais áreas da sua empresa merecem mais atenção, quais precisam de ajustes, e como o MDM pode beneficiar cada uma delas para traçar estratégias mais assertivas.

Uma das dores mais comuns hoje em dia, por exemplo, é se adequar às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), cujo cumprimento passou a ser exigido recentemente.

Nesse sentido, o MDM é um importante recurso que auxilia nesse quesito, já que todas as soluções que compõem o gerenciamento de dispositivos móveis já estão em conformidade com a lei.

2. Teste em um pequeno grupo de dispositivos

Uma forma de verificar como serão os resultados oferecidos pelo Mobile Device Management é fazendo uma testagem prévia em um pequeno grupo de dispositivos.

Desse modo, se você não gostar de algo ou quiser alterar qualquer coisa, é mais fácil.

Após esse primeiro momento, se você constatar que está tudo de acordo com suas exigências, então ocorre a implementação em larga escala de todos os dispositivos da empresa.

Vale ressaltar que o MDM também garante a atualização dos sistemas remotamente, sem precisar que os trabalhadores interrompam seus serviços.

3. Acione os especialistas de SI e TI para desenvolver as diretrizes necessárias

Além das legislações vigentes que versam a respeito do tratamento de dados (como a LGPD, por exemplo), muitas empresas costumam ter suas políticas internas.

Desse modo, é fundamental que os profissionais responsáveis pela implementação conheçam essas políticas e todas as diretrizes, para que os ajustes possam ser feitos de forma eficiente e de acordo com o que a empresa espera.

4. Garanta que todos os dispositivos corporativos estejam configurados para atualização remota

Uma forma de garantir que os dispositivos móveis não percam eficiência ou usabilidade, é mantendo os sistemas sempre atualizados.

No entanto, quando se trata de empresas grandes, são muitos dispositivos e isso comprometeria muito tempo da equipe interna.

Quando você terceiriza o MDM, isso é feito de forma automatizada e o melhor: remotamente, evitando que os colaboradores parem de trabalhar ou de utilizar os equipamentos.

Dica extra: para garantir que a implementação ocorra de maneira eficiente e visando a otimização de tempo e custos, contrate os serviços de uma empresa experiente e eficiente no segmento.

A Y3 atua há 10 anos no setor de Telecom. Clique e saiba mais sobre o MDM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *