Como gerenciar o inventário de dispositivos da empresa?

Ao descuidar da gestão do inventário dos dispositivos móveis, a empresa perde a oportunidade de diminuir os custos e aumentar a produtividade

Se a sua empresa adota celulares, tablets ou notebooks como ferramentas de trabalho, provavelmente já dispõe de um inventário desses dispositivos.

Ainda mais se esses ativos são transportados pelos funcionários para fora da companhia, visando à mobilidade corporativa.

Todavia, manter o controle de todos esses aparelhos, evitando perdas, uso inadequado ou depreciação pode ser uma tarefa complexa.

Afinal, não basta fazer uma lista dos dispositivos: é preciso atualizar o inventário de maneira recorrente com todos os aplicativos associados, planos de telefonia e funcionário responsável, entre outras informações.

Por conta dessa complexidade, muitas vezes o gerenciamento é negligenciado pelas organizações, que perdem grandes oportunidades de reduzir custos ao mesmo tempo em que ganhariam produtividade.

Neste artigo, veremos como facilitar essa gestão, bem como conseguir o melhor dos recursos de telecomunicação por meio desse controle.

Mas já adiantamos: a ferramenta MDM é um sistema para a gestão de inventário de dispositivos móveis altamente indicada para centralizar essa e outras demandas relacionadas ao aumento da produtividade e da segurança. Entre em contato com os nossos especialistas para saber mais!

O que é o inventário de dispositivos móveis e como pode ser gerenciado?

O inventário de dispositivos móveis é um cadastro detalhado do patrimônio da empresa relacionado à mobilidade corporativa.

Sejam celulares, tablets, notebooks ou outro aparelho que tenha um sistema operacional, eles devem estar relacionados a informações como as respectivas linhas, planos de ligações e dados, softwares, licenças, garantias, profissional responsável pelo equipamento e a qual centro de custo está atrelado.

Além disso, é fundamental entender como cada colaborador utiliza seus dispositivos. Assim, é possível adequar os contratos com as operadoras ao uso na prática, de acordo com as funções desempenhadas.

Caso sua empresa use um sistema de gerenciamento como o MDM (Mobile Mobile Device Management) da Y3, será possível fazer o rastreamento dos dispositivos em tempo real e monitorar o uso de pacote de dados e ligações de maneira remota, facilitando a gestão e as decisões estratégicas.

Por que a empresa deve fazer um inventário de dispositivos?

  • Para ter um panorama do patrimônio real

Quando há variedade de dispositivos, sistemas operacionais e de níveis de uso, manter o registro atualizado tende a ser um desafio cada vez maior. Saber quantos equipamentos a empresa de fato possui e quem tem a posse de cada um deles é o primeiro passo para a otimização desse patrimônio.

  • Para mapear as necessidades dos equipamentos de cada setor

Ao fazer o inventário, é possível determinar se os equipamentos atendem às necessidades dos colaboradores e especialmente se há recursos disponíveis que não estão sendo utilizados. Será mais fácil identificar, por exemplo, se um contrato de ligações ilimitadas está vinculado ao smartphone de um profissional que faz poucas ligações por mês. Ou se determinado software está sendo pago para toda a equipe, mas apenas alguns dos colaboradores precisam desse acesso.

  • Para ter um controle preciso dos gastos

Com o inventário em mãos, é possível otimizar os investimentos de acordo com a necessidade, renegociando contratos para excluir recursos não utilizados, por exemplo. Dessa forma, a empresa corta custos sem influenciar na qualidade do serviço prestado.

  • Para preservar os equipamentos

Com as informações corretas, é possível identificar oportunidades para manutenções corretivas ou preventivas, realizar as atualizações sempre que necessário e, usando o MDM, administrar tudo isso remotamente. Da mesma forma, pode-se personalizar os aplicativos instalados e bloquear a instalação de programas impróprios, oferecendo mais segurança para os dados.

Utilize um sistema para gestão de inventário de dispositivos móveis

Ocupar o tempo de um profissional para fazer todo esse controle manualmente pode impedir o negócio de escalar o número de dispositivos gerenciados. Além disso, faz com que os talentos da equipe sejam desperdiçados ao cumprir tarefas que podem ser automatizadas.

Por isso o sistema MDM é ideal para empresas que precisam gerir recursos como smartphones, tablets, impressoras, coletores, usuários, linhas telefônicas, centros de custo etc.

Com o MDM, fica muito mais fácil administrar o inventário da empresa, centralizando no software ações para aumentar a produtividade e a segurança dos equipamentos.

Para conhecer os Combos da Y3 para a gestão de dispositivos móveis corporativos, acesse  ou peça o auxílio de um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *