6 dicas para melhorar a gestão de custos em telecom na sua empresa

21 de março de 2022

 Seja uma pequena empresa ou uma multinacional, a gestão de custos em telecom auxilia a reduzir despesas e a aumentar a transparência no orçamento

 

 

Custo é como unha: tem de cortar sempre. E esse corte, é claro, precisa ser feito de modo estratégico, com o propósito de diminuir os gastos sem perder qualidade no serviço prestado.

 

Uma das melhores estratégias para isto é otimizar a gestão de custos em telecomunicações da empresa, afinal, a falta de planejamento ou erro nos processos em telecom pode impactar em até 50% no valor final das faturas.

 

Desta forma, quando não são acompanhadas e alinhadas com os objetivos da companhia, essas despesas podem esconder muitos desperdícios. Já parou para pensar em quanto isso reflete nos gastos de sua empresa?

 

O que é a gestão de custos em telecomunicações?

 

Também chamado de Telecom Expense Management (TEM), esse gerenciamento engloba todo o parque de telefonia fixa, móvel e links de dados das empresas.

 

Quando bem feito, busca controlar os custos por meio da maior visibilidade dos planos de telefonia, da renegociação com as operadoras e da automatização dos processos.

 

Nesse sentido, recomendamos adotar uma série de ações (leia abaixo) para alcançar os melhores resultados.

 

Contudo, sabemos: a gestão dos custos em telecomunicações pode ser complexa, tomando muito tempo de uma equipe. E é por isso que a Y3 oferece uma plataforma que integra serviço de especialistas com um software avançado, desenvolvidos para gerar resultados.

 

Entre em contato com nossos especialistas para entender como podemos ajudar a sua empresa a cortar custos em telefonia: Contato

 

Como melhorar a gestão de custos em telecomunicações?

 

  1. Profissionalize a gestão do inventário

    Aqui na Y3, fazemos a gestão de todo o patrimônio da empresa relacionado à mobilidade corporativa.

 

Sejam celulares, tablets, notebooks ou outro aparelho que tenha um sistema operacional, eles devem estar relacionados a informações como as respectivas linhas, planos de ligações e dados, softwares, licenças, garantias, profissional responsável pelo equipamento e a qual centro de custo está atrelado.

 

Assim, a empresa passa a ter um panorama do patrimônio real, pode mapear as necessidades dos equipamentos de cada setor e facilita a preservação dos equipamentos evitando perdas, uso inadequado ou depreciação por falta de manutenção.

 

  1. Faça rateios de faturas

 

Na gestão dos custos, é importante saber quanto cada área do negócio está consumindo e, a partir de então, estabelecer critérios para reduzir custos e aumentar o aproveitamento desses recursos.

 

Porém, fazer essa distribuição de forma manual, com as faturas impressas, demanda muito tempo e acaba por aumentar a chance de erros e necessidade de conferência.

 

Para evitar esse desgaste, a empresa pode terceirizar o serviço de rateio de faturas de telecom com a Y3 Gestão. Conseguimos fazer os rateios de acordo com a necessidade da empresa, seja por centros de custo, filiais, CNPJ, usuários, gerências etc.

 

  1. Reavalie os contratos de telecom (Assessment)

    Nossos especialistas fazem uma avaliação em todos os contratos de telecomunicações da sua empresa, visando a uma renegociação mais assertiva com as operadoras e fornecedores de serviços de telecom.

 

Após a avaliação, a visualização de planos defasados para alguns colaboradores e com excedentes em outros permitirá a adequação dos pacotes de telefonia ao uso real de cada funcionário.

 

O Assessment é composto de:
– Levantamento dos contratos de telecom da empresa;
– Benchmark com as melhores práticas do mercado;
– Análise de uso e necessidades de consumo;
– Relatório final com todas as informações necessárias para uma boa contratação ou renovação de contrato;
– Acompanhamento das negociações com as operadoras.

 

  1. Terceirize o service desk

 

Sabe aquelas horas intermináveis no 0800 das operadoras? Nós fazemos isto para sua empresa!

Temos um atendimento especializado para fazer as aberturas de chamados nas operadoras e todas as tratativas operacionais do dia a dia.

 

Entre os serviços que oferecemos, estão: ativação de linhas e chips, serviços e pacotes de roaming internacional; compras, bloqueios, desbloqueios e cancelamentos; configurações de Gestor Web; trocas de DDD; transferência de titularidade; tratativas estratégicas e operacionais do dia a dia.

 

  1. Providencie uma auditoria nas cobranças

 

Verificamos tudo o que está sendo cobrado em todos os serviços de telecomunicações e se os valores estão em conformidade com o contrato. Caso haja discrepância, nossos especialistas buscam o ressarcimento dos créditos, economizando tempo e recursos da sua companhia.

 

  1. Sistematize os resultados

 

Nos books analíticos, apresentamos os resultados e as recomendações do que pode ser feito para melhorar a performance, reduzir custos e otimizar os recursos de telecom.

 

Para saber como o TEM pode funcionar na sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas!