Seja uma pequena empresa ou uma multinacional, a gestão de custos em telecom auxilia a reduzir despesas e a aumentar a transparência no orçamento
Custo é como unha: tem de cortar sempre. E esse corte, é claro, precisa ser feito de modo estratégico, com o propósito de diminuir os gastos sem perder qualidade no serviço prestado.
Uma das melhores estratégias para isto é otimizar a gestão de custos em telecomunicações da empresa, afinal, a falta de planejamento ou erro nos processos em telecom pode impactar em até 50% no valor final das faturas.
Desta forma, quando não são acompanhadas e alinhadas com os objetivos da companhia, essas despesas podem esconder muitos desperdícios. Já parou para pensar em quanto isso reflete nos gastos de sua empresa?
O que é a gestão de custos em telecomunicações?
Também chamado de Telecom Expense Management (TEM), esse gerenciamento engloba todo o parque de telefonia fixa, móvel e links de dados das empresas.
Quando bem feito, busca controlar os custos por meio da maior visibilidade dos planos de telefonia, da renegociação com as operadoras e da automatização dos processos.
Nesse sentido, recomendamos adotar uma série de ações (leia abaixo) para alcançar os melhores resultados.
Contudo, sabemos: a gestão dos custos em telecomunicações pode ser complexa, tomando muito tempo de uma equipe. E é por isso que a Y3 oferece uma plataforma que integra serviço de especialistas com um software avançado, desenvolvidos para gerar resultados.
Entre em contato com nossos especialistas para entender como podemos ajudar a sua empresa a cortar custos em telefonia: Contato
Como melhorar a gestão de custos em telecomunicações?
- Profissionalize a gestão do inventárioAqui na Y3, fazemos a gestão de todo o patrimônio da empresa relacionado à mobilidade corporativa.
Sejam celulares, tablets, notebooks ou outro aparelho que tenha um sistema operacional, eles devem estar relacionados a informações como as respectivas linhas, planos de ligações e dados, softwares, licenças, garantias, profissional responsável pelo equipamento e a qual centro de custo está atrelado.
Assim, a empresa passa a ter um panorama do patrimônio real, pode mapear as necessidades dos equipamentos de cada setor e facilita a preservação dos equipamentos evitando perdas, uso inadequado ou depreciação por falta de manutenção.
- Faça rateios de faturas
Na gestão dos custos, é importante saber quanto cada área do negócio está consumindo e, a partir de então, estabelecer critérios para reduzir custos e aumentar o aproveitamento desses recursos.
Porém, fazer essa distribuição de forma manual, com as faturas impressas, demanda muito tempo e acaba por aumentar a chance de erros e necessidade de conferência.
Para evitar esse desgaste, a empresa pode terceirizar o serviço de rateio de faturas de telecom com a Y3 Gestão. Conseguimos fazer os rateios de acordo com a necessidade da empresa, seja por centros de custo, filiais, CNPJ, usuários, gerências etc.
- Reavalie os contratos de telecom (Assessment) Nossos especialistas fazem uma avaliação em todos os contratos de telecomunicações da sua empresa, visando a uma renegociação mais assertiva com as operadoras e fornecedores de serviços de telecom.
Após a avaliação, a visualização de planos defasados para alguns colaboradores e com excedentes em outros permitirá a adequação dos pacotes de telefonia ao uso real de cada funcionário.
O Assessment é composto de:
– Levantamento dos contratos de telecom da empresa;
– Benchmark com as melhores práticas do mercado;
– Análise de uso e necessidades de consumo;
– Relatório final com todas as informações necessárias para uma boa contratação ou renovação de contrato;
– Acompanhamento das negociações com as operadoras.
- Terceirize o service desk
Sabe aquelas horas intermináveis no 0800 das operadoras? Nós fazemos isto para sua empresa!
Temos um atendimento especializado para fazer as aberturas de chamados nas operadoras e todas as tratativas operacionais do dia a dia.
Entre os serviços que oferecemos, estão: ativação de linhas e chips, serviços e pacotes de roaming internacional; compras, bloqueios, desbloqueios e cancelamentos; configurações de Gestor Web; trocas de DDD; transferência de titularidade; tratativas estratégicas e operacionais do dia a dia.
- Providencie uma auditoria nas cobranças
Verificamos tudo o que está sendo cobrado em todos os serviços de telecomunicações e se os valores estão em conformidade com o contrato. Caso haja discrepância, nossos especialistas buscam o ressarcimento dos créditos, economizando tempo e recursos da sua companhia.
- Sistematize os resultados
Nos books analíticos, apresentamos os resultados e as recomendações do que pode ser feito para melhorar a performance, reduzir custos e otimizar os recursos de telecom.
Para saber como o TEM pode funcionar na sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas!